Osvaldo Gaia, Rogério Ghomes e Talles Lopes, três artistas visuais representados pela Referência Galeria de Arte, inauguraram mostras em importantes centros culturais do País em novembro.
No Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP, Osvaldo Gaia participa da “31ª edição do Programa de Exposições” que reúne 20 artistas em início de carreira e consagrados e quatro artistas convidados. A mostra tem como objetivo apresentar as diversas manifestações das artes visuais na atualidade, estabelecendo relações entre artistas em início de carreira e artistas já consagrados no ambiente artístico. Osvaldo Gaia participa com a obra “Elemento de um elo”, formada por um barco de porte médio é erguido verticalmente, posicionado de forma perpendicular ao chão que o sustenta, ancorado por um enorme anzol, cujas linhas convergem deste elemento como um ponto de fuga de traços austeros conectando-se ao solo. A mostra segue até o dia 22 de fevereiro de 2022.
Saiba mais http://centrocultural.sp.gov.br/2021/11/05/31o-programa-de-exposicoes/
No Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – PR, Rogério Ghomes participa da mostra coletiva “Afinidades”, ao lado de 20 artistas visuais que de alguma forma se relacionam com o Paraná. Os curadores da mostra, o francês Marc Pottier e a diretora-presidente do MON Juliana Mosnika pediram aos artistas que mergulhassem no acervo do Museu e escolhessem três obras que dialogassem com suas produções. Rogério Ghomes escolheu as obras de Rosângela Renó e de Francisco Faria que dialogam com a sua série fotográfica “Incrível como um distúrbio afeta a credibilidade”, 2007. A mostra fica em cartaz até março de 2022.
Saiba mais https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/afinidades
No Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA), Anápolis – GO, Talles Lopes apresenta sua primeira exposição individual intitulada “Excedente monumental”, com curadoria de Paulo Henrique Silva. Segundo o curador e crítico de arte Divino Sobral, Talles Lopes adensa sua pesquisa sobre o espaço, tendo como referências as histórias da cartografia e da arquitetura. É um artista pesquisador que se debruça sobre as camadas de significados dispostas nos processos de mapeamento, construção, reconhecimento, uso e representação do espaço, entendido como conjunto de relações travadas entre elementos de ordem física e social, do lugar do acontecimento da experiência humana chamado Brasil. A mostra fica em cartaz até 14 de janeiro de 2022.
Saiba mais https://www.instagram.com/museu_mapa/
Você pode conhecer mais sobre a produção desses artistas visitando o acervo da Referência Galeria de Arte, que fica na 202 Norte Bloco B Loja 11 – Subsolo, Asa Norte, Brasília-DF, ou acessar o site www.referenciagaleria.com.br. Telefone: (55 61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111.