(61) 3963-3501  |  (61) 98162-3111
Como chegar, como partir

Como chegar – como partir, de Karina Dias

No dia 19 de abril, às 17h, a artista visual Karina Dias inaugura a mostra individual “como chegar - como partir”, com 20 trabalhos em vídeos, projeções, manipulações digitais, fotografias, objetos e poesia, na Referência Galeria de Arte. Com curadoria de Emerson Dionísio, a exposição propõe ao visitante uma breve, mas profunda, viagem de reconhecimento do extremo sul do continente americano. Em cartaz até o dia 27 de maio e visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h, a entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte, Bloco B Loja 11, Subsolo, Brasília-DF. Telefone (61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111. No Instagram @referenciagaleria.

As obras, em sua maioria inéditas, partiram dos relatos, dos arquivos e lembranças das viagens empreendidas pela artista, ao lado de seu marido, desde 1995. Nesta primeira viagem, foram 248 dias de estrada passando pelos interiores do Brasil, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, Chile e Peru. Territórios marcados pela beleza, pelas planícies, pelas montanhas, lagos e ilhas, mas também pela violência contra os povos originários e as populações campesinas. Muita história, muito chão, muitos quilômetros rodados até a Terra do Fogo, o antigo limite das imaginações, outrora chamada de Karukinka (Nossa terra) pelos onas. Onde o fim começa.

Em “como chegar - como partir”, o público se torna um viajante. “Por meio das obras, nós podemos pegar na mão da artista e caminhar pelas paisagens de diferentes países do centro-sul do continente. As obras de Karina Dias reunidas na Referência, muitas delas inéditas, foram retiradas dos arquivos íntimos da artista. De suas viagens, longas e curtas, aos territórios de povos ancestrais, planícies dominadas pelo vento, campos isolados, montanhas desafiadoras. Ao combinar e recombinar paisagens em fotografias, vídeos, projeções e cartografias imaginárias, a artista apresenta um mapa de sua trajetória artística, marcada pela viagem, o nomadismo, o transitório e o tempo”, afirma o curador da mostra.

Nos vídeos, o visitante poderá se perder na ausência de limites. Poderá se perguntar: por que há fronteiras? Qual o limite para o meu olhar? Para o desejo de estar lá? Este “lá” que a artista nos apresenta de forma tão próxima. Além dos vídeos, o visitante encontrará ilhas, arquipélagos, lagos, uma miríade de cartografias que desafiam a geografia convencional. Para a artista “cartografar é acreditar na possibilidade de uma medida, desejar um contorno”. Assim suas obras não nos oferecem uma geografia fácil, reconhecível.

Emerson Dionísio comenta que “o visitante poderá encontrar o tempo do fotográfico. Este tempo cada vez mais raro.  Em suas montanhas – e não esperem ver o convencional sobre o tema – podemos observar a montanha. Observar o tempo de quem observa quem observa. O tempo da montanha “. E completa: “Karina oferece uma viagem. Inspirada nos antigos guias-turísticos, “como chegar - como partir” nos apresenta imagens de uma clareza atroz, não raro duras e rigorosas. Sem fantasias e desvios, elas se propõem como o próprio real, não mais como uma realidade derivada. E nesse sentido, diante de tantas emoções simuladas, de tantas narrativas enganosas, de pós-mentiras, Karina Dias nos oferece a experiência de sentir e estar vivo diante do mundo e da natureza.

Sobre a artista
Artista visual e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atuando na graduação e pós-graduação, Karina Dias é pós-doutora em Poéticas Contemporâneas (UnB), Doutora em Artes pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne. Trabalha com vídeo e intervenção urbana, expondo no Brasil e no exterior. É autora do livro: Entre visão e invisão: paisagem (por uma experiência da paisagem no cotidiano). Sua pesquisa está centrada nas poéticas da paisagem e da viagem, na geopoética nos processos de produção artística, no lugar e seus modos de imaginação. Coordena o grupo de pesquisa Vaga-Mundo: Poéticas Nômades (CNPq); e participa da mostra coletiva “Lá onde estiver”, junto com o Vaga-Mundo, em exibição na Caixa Cultural Brasília, até 30 de abril.

Sobre o curador
Emerson Dionisio Oliveira é professor e pesquisador nos cursos de Artes e de Museologia da Universidade de Brasília (UnB). Atua na Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV-UnB) e Arte e Ciência da Informação (PPGCinf-UnB). Foi editor das revistas Em Tempo de Histórias (2007-2008), Museologia e Interdisciplinaridade (2012-2016) e VIS (2015-2016). Atualmente, é membro da Equipe Editorial da revista MODOS. Autor de Museus de Fora (Zouk, 2010) e co-organizador de Instituições da Arte (2012), Histórias da arte em exposições (2017) e Histórias da Arte em Acervos (2016).

Legendas
brasil-ilha, 2023.
Tríptico contendo 2 cartografias e texto,
impressão sobre papel algodão Hahnemühle, L: 79 x A: 32 cm.

como chegar, como partir, 2023.
Cartografia contendo textos, recortes e colagens,
impressão sobre papel sulfite, L: 105 cm x A: 121 cm.

queda, 2023 (detalhe)
Vídeo-objeto - 5’08’’, silencioso, em loop.
# 1 1 1 caixa MDF formicado, 2 tv’s 7 polegadas, 2 players multimídia, L: 48,5 cm x P: 22,5 cm x A: 22,5 cm

Serviço:
Como chegar – como partir
De | Karina Dias
Vídeos, projeções, manipulações digitais, fotografias, objetos e poesia
Curadoria | Emerson Dionísio
Visitação | De 19/04 a 27/05
De segunda a sexta, das 10h às 19h
                    Sábado, das 10h às 15h
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Onde | Referência Galeria de Arte
Endereço | 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo
                   Asa Norte – Brasília-DF
Telefone | (+55 61) 3963-3501
Wpp | (+55 61) 98162-3111
E-mail | referenciagaleria@gmail.com
Facebook | @referenciagaleria
Instagram | @referenciagaleria

Informações para a imprensa:
Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mailluiz.alberto@agendakb.com.br
Telefone: (61) 98116-4833

plugins premium WordPress
Claudio Tozzi

Fique por dentro do mundo das artes

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo sobre arte, nossas novidades e eventos.