Josiane Dias (1966) é uma fotógrafa e artista visual brasileira que vive e trabalha atualmente entre São Paulo e Brasília. Desde 1993, quando saiu de sua cidade natal, Curitiba, viveu em Genebra, Tóquio, Nova York e Tel Aviv. Viver em países e culturas diferentes influenciou sua fotografia em diversos níveis. Seu trabalho é inspirado na paisagem urbana e natural, mas não em um sentido literal. Ela procura o despercebido e o detalhe inesperado dessas paisagens, por algo efêmero e poético.
Josiane busca novas formas de ver o mundo através da sua lente objetiva. Isso se dá tanto ao descontextualizar os objetos de seus contextos habituais, ou ao interferir esteticamente na imagem. A artista nos convida a um novo olhar, a uma nova interpretação do que nos cerca, desenraizando nossa percepção ao desorientá-la. Sua fotografia também se aproxima da pintura no aspecto visual e também reorganiza imagens construindo um diálogo entre paisagens naturais e construídas, se aproximando da abstração. Seu trabalho procura sempre romper com a mimese na busca de uma narrativa subjetiva e subjacente que favoreça a expressão artística.
Dias estudou no International Center of Photography (ICP) e na National Academy School, ambas escolas em Nova York, NY. Seu trabalho foi apresentado em várias exposições coletivas em Nova York, incluindo o National Academy Museum, Soho Photo Gallery, e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras. Josiane também participou de exposições coletivas em Genebra, São Paulo, Brasília, Veneza, Roma, Tel Aviv, e Nagóia, além de ter realizado 3 exposições individuais. Seu trabalho está incluído em coleções particulares nos Estados Unidos, Brasil, Israel e Suíça.