(61) 3963-3501  |  (61) 98162-3111
banzeiro Bom - Diô Viana

Conversa com Diô Viana e Paulo Vega Jr.

No dia 26 de abril, sábado, das 11h às 13h, a Referência Galeria de Arte realiza uma Conversa com o artista visual Diô Viana e o curador da mostra “Banzeiro bom”, Paulo Vega Jr. Entre os temas que serão abordados estão o lugar da memória nas artes, o meio-ambiente como parte do processo de construção e meio para a produção do artista, o processo de elaboração da exposição, a escolha das obras e a expografia. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte, Bloco B Loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília DF. Telefone (61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111. No Instagram @referenciagaleria.

A mostra 

Em “Banzeiro bom”, futuro, passado e presente atravessam a obra de Diô Viana. As 40 obras que ocupam os dois andares da galeria formam um conjunto de imbricações entre colagem, desenho, gravura e pintura. As paisagens, a fauna, a presença humana, os povos originários, a ancestralidade retida na memória se materializam na produção do artista.  São indícios de uma leitura contemporânea de um Brasil profundo na fronteira entre o passado idílico, o presente distópico e um futuro com muitas incertezas. “São leituras possíveis das obras do Diô Viana, que estão embebidas em imagens de sua terra natal, Santarém-PA, algumas delas fazem referência, por exemplo, ao encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, enquanto outras remetem à pelagem de animais como a onça-pintada. Como passado, presente e futuro são inseparáveis, há tanto uma certa nostalgia quanto uma certa apreensão no que diz respeito às questões ambientais e demais fatores que as circundam”, afirma o curador da mostra, Paulo Vega Jr..

Sobre o artista

Diô Viana nasceu em Santarém, Pará. Estudou pintura, desenho e gravura no Museu de Arte Moderna -MAM, no Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente do Ateliê̂ de Gravura do SESC – Tijuca, no Rio de Janeiro. Frequentou os ateliês de gravura e pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Diplomado em MDA – Métier D’Art em Gravura na École Supérieur Estienne em Paris, França. Foi professor de gravura no Ateliê de Gravura do Museu de Arte Moderna -MAM, no Rio de Janeiro, de 1993 a 1997. Trabalhou como impressor para Fayga Ostrower, Marília Rodrigues, Sociedade dos Amigos dos Museus Castro Maia, entre outros. Fez curadoria de exposições para a aliança Francesa de Brasília e para o Centro Cultural Brasil-México, na Cidade do México, entre elas “A Gravura Brasileira Contemporânea”, no Museu de Arte de Ciudad Juárez, IAGO, Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca e Fundación Sebastian na Cidade do México.

Recebeu o Prêmio de Gravura no Arte Pará e no Concurso de Gravura Orlando Dasilva, Primeiro Prêmio no 9º Salão do Desenho Brasileiro e Grande Prêmio de Pintura no Salon des Réalités Nouvelles, na França. Expôs individualmente no BACI – EUA, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro – MNBA, Casa França-Brasil no Rio de Janeiro, Espaço Sérgio Porto no Rio de Janeiro, MAB – Museu de Arte de Brasília, Galeria Gravura Brasileira – SP, entre outros. Atualmente vive e trabalha entre o Brasil e a França. Em 2019, realizou a mostra “A paisagem da memória”, no Museu Nacional da República, Brasília, e, em 2022, “Margem Norte”, no Paço Imperial, Rio de Janeiro.

Sobre o curador

Artista, curador, pesquisador e professor, natural de Rio Grande/RS, Paulo Vega Jr. é licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (2008), Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (2013) e Doutor em Artes pela Universidade de Brasília (2018). Fez seu Estágio Doutoral na Universidade de Varsóvia, no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. Pesquisador-membro do GEPPA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Artísticas da Universidade de Brasília, seus principais temas de interesse são: Arte Conceitual – anos 1960/1970; Arte Contemporânea; Arte Neoconceitual/Pós-conceitual; Autobiografia; Conceitualismo Romântico; Cotidiano; Identidade; Memória; Relação Arte/Vida.

Referência 30 anos

No dia 25 de novembro de 1995, Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira inauguraram a Referência Galeria de Arte. Em sua primeira mostra, a galeria abriu ao público com uma exposição icônica que trouxe para Brasília uma exposição inédita de Amilcar de Castro. A essa, seguiram-se várias exposições importantes como individuais de Athos Bulcão, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, e de jovens artistas que hoje são destaque na cena das artes. Em 2004, junta-se à sociedade Paulo Moraes de Oliveira, filho do casal, que passa a administrar e tomar parte nas decisões estratégicas da empresa.  Com 30 anos de atuação no mercado de arte, a Referência traz para o ambiente da galeria e para espaços institucionais artistas com trajetórias consolidadas, em meio de carreira e iniciantes, em especial de Brasília e do Centro-Oeste. 

A galerista Onice Moraes ressalta a importância de apresentar e dar visibilidade aos artistas visuais e curadores da região central do Brasil e de outras regiões fora dos eixos hegemônicos do sistema da arte brasileiro como forma de oferecer ao artista a oportunidade de ter seus trabalhos adquiridos pelo público e pelas instituições.

“As coleções de arte, sejam de colecionadores iniciados ou de iniciantes, precisam incluir os artistas de sua região e de seu tempo. Arte é investimento, é decoração e, acima de tudo, é um registro da história e da reflexão sobre um momento específico dessa construção histórica”, diz Onice Moraes. “Um dos papéis do galerista é orientar a mirada dos colecionadores para esses artistas que produzem em sua vizinhança. Todos podem se beneficiar com a inclusão de artistas da região nas coleções privadas: as coleções ganham importância, ficam mais representativas e diversas”, afirma a galerista.

Serviço

Conversa com DIô Viana e Paulo Vega Jr.

Quando: 26/04, das 11 às 13h
Onde: Sala Principal da Referência Galeria de Arte
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Banzeiro bom

Colagens, desenhos, gravuras e pinturas
Curadoria: Paulo Vega Jr.
Visitação: 15 de março a 26 de abril

Horário: De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Endereço: 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (+55 61) 3963-3501
WhatsApp: (+55 61) 98162-3111
E-mail: referenciagaleria@gmail.com
Facebook: @referenciagaleria
Instagram: @referenciagaleria

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mailluiz.alberto@agendakb.com.br
Telefone: (61) 98116-4833

banzeiro Bom - Diô Viana

Conversa com Diô Viana e Paulo Vega Jr.

No dia 26 de abril, sábado, das 11h às 13h, a Referência Galeria de Arte realiza uma Conversa com o artista visual Diô Viana e o curador da mostra “Banzeiro bom”, Paulo Vega Jr. Entre os temas que serão abordados estão o lugar da memória nas artes, o meio-ambiente como parte do processo de construção e meio para a produção do artista, o processo de elaboração da exposição, a escolha das obras e a expografia. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte, Bloco B Loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília DF. Telefone (61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111. No Instagram @referenciagaleria.

A mostra 

Em “Banzeiro bom”, futuro, passado e presente atravessam a obra de Diô Viana. As 40 obras que ocupam os dois andares da galeria formam um conjunto de imbricações entre colagem, desenho, gravura e pintura. As paisagens, a fauna, a presença humana, os povos originários, a ancestralidade retida na memória se materializam na produção do artista.  São indícios de uma leitura contemporânea de um Brasil profundo na fronteira entre o passado idílico, o presente distópico e um futuro com muitas incertezas. “São leituras possíveis das obras do Diô Viana, que estão embebidas em imagens de sua terra natal, Santarém-PA, algumas delas fazem referência, por exemplo, ao encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, enquanto outras remetem à pelagem de animais como a onça-pintada. Como passado, presente e futuro são inseparáveis, há tanto uma certa nostalgia quanto uma certa apreensão no que diz respeito às questões ambientais e demais fatores que as circundam”, afirma o curador da mostra, Paulo Vega Jr..

Sobre o artista

Diô Viana nasceu em Santarém, Pará. Estudou pintura, desenho e gravura no Museu de Arte Moderna -MAM, no Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente do Ateliê̂ de Gravura do SESC – Tijuca, no Rio de Janeiro. Frequentou os ateliês de gravura e pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Diplomado em MDA – Métier D’Art em Gravura na École Supérieur Estienne em Paris, França. Foi professor de gravura no Ateliê de Gravura do Museu de Arte Moderna -MAM, no Rio de Janeiro, de 1993 a 1997. Trabalhou como impressor para Fayga Ostrower, Marília Rodrigues, Sociedade dos Amigos dos Museus Castro Maia, entre outros. Fez curadoria de exposições para a aliança Francesa de Brasília e para o Centro Cultural Brasil-México, na Cidade do México, entre elas “A Gravura Brasileira Contemporânea”, no Museu de Arte de Ciudad Juárez, IAGO, Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca e Fundación Sebastian na Cidade do México.

Recebeu o Prêmio de Gravura no Arte Pará e no Concurso de Gravura Orlando Dasilva, Primeiro Prêmio no 9º Salão do Desenho Brasileiro e Grande Prêmio de Pintura no Salon des Réalités Nouvelles, na França. Expôs individualmente no BACI – EUA, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro – MNBA, Casa França-Brasil no Rio de Janeiro, Espaço Sérgio Porto no Rio de Janeiro, MAB – Museu de Arte de Brasília, Galeria Gravura Brasileira – SP, entre outros. Atualmente vive e trabalha entre o Brasil e a França. Em 2019, realizou a mostra “A paisagem da memória”, no Museu Nacional da República, Brasília, e, em 2022, “Margem Norte”, no Paço Imperial, Rio de Janeiro.

Sobre o curador

Artista, curador, pesquisador e professor, natural de Rio Grande/RS, Paulo Vega Jr. é licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (2008), Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (2013) e Doutor em Artes pela Universidade de Brasília (2018). Fez seu Estágio Doutoral na Universidade de Varsóvia, no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. Pesquisador-membro do GEPPA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Artísticas da Universidade de Brasília, seus principais temas de interesse são: Arte Conceitual – anos 1960/1970; Arte Contemporânea; Arte Neoconceitual/Pós-conceitual; Autobiografia; Conceitualismo Romântico; Cotidiano; Identidade; Memória; Relação Arte/Vida.

Referência 30 anos

No dia 25 de novembro de 1995, Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira inauguraram a Referência Galeria de Arte. Em sua primeira mostra, a galeria abriu ao público com uma exposição icônica que trouxe para Brasília uma exposição inédita de Amilcar de Castro. A essa, seguiram-se várias exposições importantes como individuais de Athos Bulcão, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, e de jovens artistas que hoje são destaque na cena das artes. Em 2004, junta-se à sociedade Paulo Moraes de Oliveira, filho do casal, que passa a administrar e tomar parte nas decisões estratégicas da empresa.  Com 30 anos de atuação no mercado de arte, a Referência traz para o ambiente da galeria e para espaços institucionais artistas com trajetórias consolidadas, em meio de carreira e iniciantes, em especial de Brasília e do Centro-Oeste. 

A galerista Onice Moraes ressalta a importância de apresentar e dar visibilidade aos artistas visuais e curadores da região central do Brasil e de outras regiões fora dos eixos hegemônicos do sistema da arte brasileiro como forma de oferecer ao artista a oportunidade de ter seus trabalhos adquiridos pelo público e pelas instituições.

“As coleções de arte, sejam de colecionadores iniciados ou de iniciantes, precisam incluir os artistas de sua região e de seu tempo. Arte é investimento, é decoração e, acima de tudo, é um registro da história e da reflexão sobre um momento específico dessa construção histórica”, diz Onice Moraes. “Um dos papéis do galerista é orientar a mirada dos colecionadores para esses artistas que produzem em sua vizinhança. Todos podem se beneficiar com a inclusão de artistas da região nas coleções privadas: as coleções ganham importância, ficam mais representativas e diversas”, afirma a galerista.

Serviço

Conversa com DIô Viana e Paulo Vega Jr.

Quando: 26/04, das 11 às 13h
Onde: Sala Principal da Referência Galeria de Arte
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Banzeiro bom

Colagens, desenhos, gravuras e pinturas
Curadoria: Paulo Vega Jr.
Visitação: 15 de março a 26 de abril

Horário: De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Endereço: 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (+55 61) 3963-3501
WhatsApp: (+55 61) 98162-3111
E-mail: referenciagaleria@gmail.com
Facebook: @referenciagaleria
Instagram: @referenciagaleria

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mailluiz.alberto@agendakb.com.br
Telefone: (61) 98116-4833

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